quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Modo Petista: Em Santa Rosa o povo é quem decide o destino dos investimentos

Orçamento participativo tem sido usado com sucesso na prefeitura administrada por Orlando Desconsi

 O prefeito do município de Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, é o petista Orlando Desconsi. O município com 68.595 habitantes elegeu o PT com 49.700 votos. O grande diferencial no Modo Petista de governar é a participação da população nas decisões do estado, “o PT em Santa Rosa chegou ao governo e implantou desde o primeiro ano o orçamento participativo. É a oportunidade da população, de forma organizada, decidir os investimentos principais do município”, explica o prefeito.
As diretrizes do governo são traçadas por conferências realizadas pelos conselhos municipais. “Nossa diferença principal é a democratização da gestão. Outra diferença importante é a preocupação com as pessoas”, conta o prefeito Orlando Desconsi.
 Orlando fala ainda sobre a importância de dignificar o ser humano e melhorar a qualidade de vida no município: “Os investimentos em saúde; na educação; ampliando vagas nas creches para as mães poderem trabalhar; o investimento no interior, para que o agricultor continue produzindo; o investimento no fundo da vila, naquele cidadão mais esquecido; a regularização fundiária; os assentamentos precários; são investimentos que um governo do PT, um governo que tem compromisso com a camada mais necessitada realiza.
 Além disso, também constroem espaços de cidadania, espaços públicos como praças e jardins, onde o povo pode se encontrar, tomar chimarrão, que é um hábito gaúcho, e fazer com que ali se possa discutir problemas e soluções para o município”, explica o prefeito.
 Orlando Desconsi faz ainda questão de passar o ensinamento da experiência petista: “Um prefeito do PT tem que ter compromissos com os que mais precisam, e através das políticas públicas tem que fazer isso se tornar realidade”, diz.
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=zcBmk9Zhx0c

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

PT se reúne com lideranças de Guariroba e discute projetos com população

Lideranças e o pré-candidato à prefeitura de Taquaritinga pelo PT, o Dr. Fúlvio Zuppani, se reuniram com população de Guariroba na noite desta quarta-feira (23)


  O Partido dos Trabalhadores em Taquaritinga tem buscado se fortalecer dialogando com a população de toda a cidade e seus distritos.

Na noite desta quarta-feira (23), membros do diretório e o pré-candidato a prefeito Dr. Fúlvio Zuppani estiveram no distrito de Guariroba para uma conversa com a população e lideranças locais.

''Nós estamos aqui para propor compromissos''  Zuppani.
Dr. Fúlvio ponderou que o envolvimento da população de Guariroba com o PT é vital para que o partido chegue mais fortalecido ao pleito de 2012. Zuppani afirmou que ascensão do PT será também uma aproximação do povo local ao centro das decisões políticas da cidade. "Estamos vivendo um momento de grandes avanços nas áreas social e econômica no país. Temos todas as condições fazer isso no município também".

Fúlvio lembrou aos participantes as bandeiras históricas do partido. E foi claro ao dizer que não se tratava de uma proposta pessoal, e sim de um projeto coletivo que envolve diretamente a população.

 Zuppani lembrou a exitosa experiência da cidade de Matão na saúde pública, governada pelo PT há sete anos, onde foram implantados 8 postos do Programa Saúde da Família (PSF) e atendida praticamente toda a demanda.

O Padre Godoy lamentou a falta de opções de lazer para os moradores do distrito. "A praça é o único lazer do povo de Guariroba e não temos um metro de grama nela." Ele também lembrou o descaso da atual administração municipal. "Cansamos de pedir para prefeitura reformar e cobrir a quadra esportiva. E nada. Os próprios moradores tiveram que tapar os buracos".
  Dr. Fúlvio lembrou que o Partido dos Trabalhadores possui de fato um projeto para a cidade e seus distritos.


O diretório do PT continuará a fazer um giro por todos os bairros do município, com objetivo de ouvir as reivindicações dos cidadãos taquaritinguenses.